SÉCULO VINTE E UM
O DESAFIO DA IGREJA
O MINISTÉRIO DA MULTIPLICAÇÃO
CADA CRENTE GANHANDO UM NOVO CRENTE

Marcos 16:15
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Introdução

Em pleno século VINTE E UM a igreja enfrenta um dos grandes desafios de sua história, que é o ide de Jesus, que se referia ao ministério da multiplicação, ou seja, cada salvo, falando da salvação para mais um, com isto o reino de Deus se multÍplicara:
Passado mais de 2000 mil anos, esta ordem do próprio Cristo ainda ecoa em nossos corações:
Através de discursos, preleções, seminários, estudos, etc, pastores e doutores discorrendo sobre o tema, o certo é que nunca em nossa história se fez tão necessário estudar este assunto do que no presente momento em que vivemos, vejamos à luz da bíblia a respostas de algumas perguntas sobre o tema evangelização pessoal

1: O que é evangelização pessoal?
2: De quem é o dever de evangelizar?
3: Quando devemos evangelizar?
4: Onde devemos evangelizar?
5: Como devemos evangelizar?

O que é evangelização pessoal?

Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega e?a???????, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem)
Considerando que o evangelho significa boa mensagem, podemos definir então que evangelização pessoal é o ato de notificar alguém pessoalmente da boa mensagem,  boa mensagem esta que é a salvação por Cristo Jesus nosso senhor
Atentando para o texto em epigrafe, nota-se que a ordem de Jesus, no imperativo, não dando margens a dissoluções vis, afirma a necessidade de primeiro ir por todo o mundo, ou seja, não deverá haver nenhum lugar, por mais distante que seja, que o evangelho deixe de ser pregado, depois a toda criatura, determinando que a ninguém devera ser deixado  de anunciar o evangelho
Portanto concluímos que evangelização pessoal é o ato de anunciar o evangelho da salvação a uma pessoa de cada vez, e depois de concluir com esta procurar outra, e assim sucessivamente, a tantos quantos possível for durante nossa passagem por este mundo, afinal somos forasteiros aqui

De quem é o dever de evangelizar?

Sem duvida nenhuma o dever de evangelizar é daquele que através do anuncio das boas novas conheceu a Cristo como Salvador, ou seja, cada cristão é o responsável pelo desenvolvimento e crescimento da igreja, utilizando como ferramenta principal o evangelismo pessoal
Ao falar aos seus discípulos, Jesus, ordenou que fizessem discípulos (mt 28:19),  e seus discípulos continuariam esta ordem, cada discípulo de Jesus deveria fazer um novo discípulo e assim por diante, vemos então que o evangelho só chegou ate nossos dias porque homens e mulheres que foram atingidos por esta ordem obedeceram-na e nos alcançou o senhor por sua graça e misericórdia, através da evangelização pessoal

Quando devemos evangelizar?

A ordem do texto em marcos 16 é imperativa  e apresenta-se no tempo presente, ide, demonstrando que o tempo é agora, portanto sendo necessário que entendamos que o momento é agora, é já, não podemos postergar o anuncio do evangelho, pois a cada segundo que passa mais perto esta o senhor de sua vinda para buscar sua igreja, e que cabe a cada um de nós a responsabilidade do cumprimento desta ordem de Cristo, visando o crescimento quantitativo e por que não dizer qualitativo, uma vez que o anuncio das boas novas não compreende apenas o inicio da fé cristã mas todo o seu desenvolvimento, ou seja, mesmo após ter aceitado a Cristo como Salvador dependemos de nossos mestres que através da bíblia sagrada continua o processo da evangelização pessoal em nossas vidas visando o aperfeiçoamento dos alcançados

Onde devemos evangelizar?

Por todo o mundo, esta frase nos da a idéia de que não deva existir lugar impossível ao anuncio do evangelho, todo lugar onde houver uma alma, é um ótimo lugar para anunciar o evangelho a ela


Como devemos evangelizar?

Chegamos talvez ao mais importante tópico desta apostila, ao estudarmos este assunto iremos perceber que para evangelizar necessário se faz conhecer o assunto do qual iremos ensinar, pois fazer discípulos nada mais é do que ensinar o que por alguém nos foi ensinado, para isto é necessário que saibamos com propriedade sobre o evangelho para que possamos ensinar
Neste quesito muitos de nossos irmãos em nossas igrejas estão num estado de completa hibernação, pois enquanto hibernam (dormem) não desenvolvem conhecimento suficiente para tornar-se um conquistador de almas, um imitador de Cristo, um criador de novos discípulos, não cumprindo portanto a ordem de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Ao anunciar as boas novas o evangelizador deve ter pleno conhecimento de alguns fatos que a seguir discutiremos

Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, conforme nos ensina o apostolo Paulo em romanos capitulo 3 e verso 23, demonstrando assim que ao evangelizarmos devemos ter em mente que estamos falando para alguém que esta destituído da glória de Deus, e que portanto é um serio candidato ao inferno, e que através de nossa disposição em anunciar o evangelho poderá ter sua rota de destruição alterada a tempo de salvar-se por Cristo Jesus:

O salário do pecado é a morte, novamente Paulo em romanos agora no capitulo 6 e verso 23, nos fala da terrível situação que aguarda os que não tem Jesus em suas vidas, aliás neste texto Paulo mostra que quem não tem Jesus nem vida tem, pois o que o aguarda é a morte, irmão mesmo depois de saber disto ficará hibernando?

Por estarem destituídos da glória de Deus e receber como pagamento a morte, a esperança para a humanidade é quase nula, mas uma gloriosa intervenção divina ocorre e João de uma forma divina escreve em João capitulo 3 e verso 16 que Deus amou o mundo, ou seja, a sua criatura, de uma forma tão grandiosa, tão linda, que não foi possível expressar com palavras, levando o evangelista a utilizar-se da frase “tal maneira”, para explicar o tamanho do amor de Deus, que não poupou seu único Filho, a saber Jesus, mas o deu por nós na cruz, para que por seu sangue pudéssemos ter o direito à vida eterna
Concluímos então este tópico, sabendo que mesmo estando destituídos da glória de Deus, e que receberíamos como salário a morte, fomos alcançados pelo grande amor de Deus, e que Jesus entregou-se na cruz por nós e nos libertou do jugo do pecado, dando-nos esperança de salvação
Algumas dicas para evangelizar


Orar
Oração é a foram do crente ter intimidade com Deus, sendo assim, orando adquiri-se intimidade com aquele que por amor nos deu seu filho para salvação de todos nós
Na oração podemos desenvolver o habito de abençoar aqueles que iremos evangelizar, solicitando ao Senhor estas bênçãos
Na oração mostramos ao Senhor nosso desejo pela salvação da humanidade, culminando com o desejo do próprio Deus
Na oração encontraremos forças para continuar a evangelizar mesmo sabendo que não é uma tarefa fácil

Jejuar
Jejum é o ato de abster-se de alimentação por um período de tempo, matando literalmente a carne e fortalecendo o espírito
Ao jejuar o Senhor nos moldara de acordo com sua vontade pois, não poderá algo que esta fraco (a carne) subsistir aos encantos do evangelho da salvação
Ao jejuar o cristão desprende-se de si mesmo e entra na dimensão do espírito, sendo então a partir deste instante a ser guiado pelo Espírito Santo

Leitura diária da Bíblia
Ao ler a Bíblia o crente encontrara em suas paginas respostas para suas principais perguntas, perguntas estas que também são as de todos os demais seres humanos, portanto respondendo nossas perguntas a Bíblia respondera a perguntas de nossos semelhantes, sendo assim, você será o canal de Deus para solucionar as questões do evangelizado, uma vez que você terá as respostas às perguntas que por ventura vierem a existir
Ler a Bíblia é ter matéria armazenada em nossa mente para quando se fizer necessário o espírito Santo possa nos fazer lembrar, sando que se não lermos não poderemos ser lembrado, so se lembra o que de alguma forma ficou armazenado em nossa mente

Amor pelas almas
Só poderá ganhar almas quem tem amor por almas, para ser um bom pescador se faz necessário gostar de pescar, o bom jogador de futebol tem que gostar muito de jogar bola, e assim por diante, todo bom profissional deve antes de tudo gostar de sua profissão, no âmbito espiritual não é diferente só poderemos ganhar almas se realmente sentirmos amor por elas


Alguns textos importantes para o ganhador de almas


Mateus 11:28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas 
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve

João 3:3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus

João 3:16-18
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus

João 8:32
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará

Romanos 3:10-12
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus 
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis: Não há quem faça o bem, não há nem um só

Romanos 5:8
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores:

Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor

Romanos 8:1
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito

II Corintios 5:17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Efésios 2:4-5
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)

Efésios 2:8-9
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

I Tessalonicenses 4:16-17
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor

Hebreus 11:1
ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem

I João 1:1-10
O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); 
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo: Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra: E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas: Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça: Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós:

Judas 1:20-24
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna 
E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; 
E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne 
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória


Apocalipse 3:20
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo:

Apocalipse 20:6
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos:

Apocalipse 22:12-15
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro 
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas 
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira




Passos para o novo convertido

Ouvir a palavra de Deus
Convencer-se de seus maus caminhos (de seus pecados)
Converter-se ao Senhor Jesus aceitando-o como seu único e suficiente Salvador
Conhecer a Igreja de Cristo
Ser encaminhado para a Escola Bíblica Dominical
Ser matriculado na classe dos Discipulandos
Desenvolver-se na oração, no jejum e na leitura da Bíblia Sagrada
Ser batizado em águas
Ser batizado no Espírito Santo e com fogo
Preparar-se para ser um evangelizador ou seja um MULTIPLICADOR




O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio
Pv 11:30

0 comentários: