Consciência

I Co 11.28
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

Latim = com = Junto + Cientia = Saber


Grego = Sinaidesis = Concordar com

A consciência é parte intrínseca do homem, Deus ao criar o homem o dotou de um mecanismo de equilíbrio e juízo com capacidade de analisar nossas ações concordando com os princípios morais e interior do homem;

O homem pode enganar muitas pessoas, porem, jamais enganara sua consciência.

A consciência julga os sentimentos íntimos e as ações externas.

Um estudo biblico sobra a  consciencia nos mostrará que ela pode se apresentar sob diversos aspectos, identificando a situação que se encontra a nossa consciencia podemos determinar nossa condição enquanto individuo, perante a sociedade e perante Deus, vamos analisar estes aspectos;

Consciência Fraca - ICo 8.7

É quando a consciência já não age com certeza, deixando-se levar pelas influencias externas, apresenta-se propensa a contaminação, durante o processo de julgamento devido a sua fraqueza a consciencia ja não tenha a exatidão no processo de julgamento. Em I Corintios no capitulo 8 e versiculo 7, o Apostolo Paulo nos informa que  por estar fraca a consciencia não consegue julgar corretamente, por isso o Apostolo inicia dizendo que nem em todos há conhecimento, demonstrando que a cosnciencia fraca fica prejudicada no saber
Consciência Contaminada- Tt 1.15

È o processo evoluido da consciencia fraca, pois as influencias externas acabam tendo maior valor que os princípios morais existentes no ser.


Consciência Cauterizada - I Tm 4.2

È quando não há ação da consciência em relação ao julgamento moral, passou pelo processo da fraqueza, da contaminação e agora ja não "sente" mais a diferença entre o moral e o imoral, fica inerte diante das situações não tendo condições de exercer julgamento, levando à hipocrisia.
Consciência Má - Hb 10.22

O pecado impera e a consciência aceita e concorda com todos os atos pecaminosos da criatura, ou seja, não há lugar para conceitos e princípios morais, alem da hipocrisia, ocorre nesta fase (fase terminal) o afastamento total de Deus, a apostasia impera e o resultado sera a infalivel condenação eterna.

Consciência Boa - I Tm 1.5; I Tm 1.19; Hb 13.18

Boa consciência é aquela que traz a paz interior, o individuo se provê de uma fé verdadeira, comporta-se honestamente diante dos homens e de Deus, agindo assim nunca naufragara na fé.
Consciência Pura – I Tm 3.9

È uma consciência sem comprometimento com o pecado, é o nivel que todos os cristãos devem almeijar e buscar com intensidade, Paulo exorta a Timoteo que para separar serviçais para a obra do Senhor, deve verificar se estes gardam o mistério da fé numa consciencia pura, ou seja, se há fé genuina é porque possuem uma consciencia pura.

Conclusão

O cristão que busca a plenitude da fé, deve atentar para a importancia de manter uma vida de atitudes morais, prezando por manter sua consciencia protegida das investidas externas, vivemos dias de angustias e aflições, mas com Cristo podemos vencer, depositemos nossa fé no Senhor Jesus, e apliquemos os conhecimentos adquiridos dEle, mantendo nossa consciencia em santa pureza.

0 comentários: