A nobre tarefa de ensinar e a vocação do professor
Introdução
Romanos 12:7b “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino;”
Ensinar é despertar, motivar e interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo do aprendizado
Pedagogia é o conjunto sistemático de conhecimentos sobre o processo educativo do individuo. È a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo.
O vocábulo Pedagogia deriva dos vocábulos gregos: paidós, que significa criança e agogé que significa condução.
Ao mesmo tempo em que a Pedagogia é uma ciência, ela apresenta-se como arte, é uma ciência porque obedece a leis e princípios técnicos e experimentais, e é arte porque suas regras são praticas e exeqüíveis na execução do processo educacional.
Leis são princípios imanentes e imutáveis que regem os atos e comportamento de todas as coisas, inclusive o ser humano.
Lei do Ensino são leis da teoria e da prática educacional utilizada pelo professor para suscitar no aluno condições ideais para assimilar o que esta sendo ensinado
Lei do aprendizado são princípios da assimilação e retenção do ensino pelo aluno, essas leis funcionam através dos sentidos físicos do ser humano culminando na mente.
1. Processo de aprendizagem
Aprendizagem é a mudança de conduta do educando, pelo conhecimento adquirido, pela prática e pela experiência resultante do seu aprendizado.
Processo de aprendizagem nos sentidos sensoriais
O órgão de determinado sentido é o receptor dos estímulos vindos de fora.
O nervo desse sentido é o transmissor do estimulo recebido.
O cérebro é o receptador e interprete desse estimulo.
Processo de aprendizagem na mente
Percepção é a identificação de sensações semelhantes, chamados de idéia geral;
Juízo é uma comparação de idéias;
Raciocínio é uma comparação de juízos, chamada de conclusão;
2. Para refletir
Conhecer as leis do ensino e do aprendizado permitira ao professor conduzir o aluno através do desconhecido.
Ensinar não é simplesmente transmitir conhecimento, é despertar e orientar a mente do aluno promovendo a aprendizagem por parte do mesmo.
O professor deve trabalhar com a mente do aluno dirigindo-o no processo do aprendizado (Jesus utilizou-se deste recurso com Nicodemos e com a Samaritana).
Aprender, é o aluno pensar e agir por si próprio sob orientação inicial.
3. Conceitos básicos da educação no âmbito secular e religioso
Secular
Toda criança normal é:
Fisicamente imatura – precisa crescer
Mentalmente ignorante – precisa aprender
Religioso
Todo novo crente é:
Espiritualmente imaturo – precisa crescer (2Pe 3.18)
Espiritualmente ignorante – precisa aprender (Mt 11.29)
4. Quando o aluno aprende?
Quando motivado, estimulado psicologicamente.
Quando gosta.
Quando necessita.
Quando vê fazer
Quando faz
Quando ha métodos certos de ensino
Quando investiga e pesquisa
Quando esta interessado
Quando crê, confia
Quando ora
Quando recebe atenção pessoal
5. A aprendizagem e os sentidos físicos
Visão – os olhos
Audição – os ouvidos
Olfato – o nariz
Paladar – a língua
Tato – todo o corpo
Cinestesia – sentido muscular
6. Como o ensino chega à mente?
Pelos sentidos físicos
Pela inspiração divina
Pela revelação divina
7. O papel e o valor dos sentidos no ensino
Aprende-se 20% do que se ouve (audição)
Aprende-se 30% do que se vê (visão)
Aprende-se 70% do que se examina (tato)
Aprende-se 90% do que se faz (visão, audição, olfato, tato e cinestesia)
Aprende-se 90% do que se fala (ao falar relembro o que aprendi)
“O que ouço, esqueço; o que vejo, lembro; e o que faço, aprendo”. (provérbio chinês)
O professor
O professor é aquele que:
• Ensina (mostra, explica, guia, comunica);
• Ajuda a aprender;
• Molda vidas;
• Motiva mudanças de uma conduta anterior;
Professor é aquele que sabe professar o que conhece, aquele que tem vocação para ensinar;
"vocação" - Vocare, no latim, é chamar.
Professor é aquele que se sente chamado a dialogar com os alunos.
Aluno, por sua vez, procede de outro verbo latino, Alere, referente à alimentação. Aluno se alimenta das palavras do professor, de sua capacidade para transformar conhecimento próprio em descobrimento do outro.
O professor espiritual
O professor espiritual, é aquele que foi chamado e capacitado por Deus, para ensinar à sua igreja, é o que completa a obra do evangelista ou pregador, é o que auxilia o pastor no ensino doutrinário, fundamentalmente atua junto a Escola Bíblica Dominical.
Seguindo o exemplo do maior dos professores
Jesus demonstrou, enquanto entre nós, ser o mais preparado professor, por isto consideramos como nosso Mestre Maior, e aqueles que tem uma chamada para esta tão grandiosa obra devem observar e aprender com o Mestre dos Mestres, nosso Senhor Jesus Cristo;
Exemplos de Jesus, o Mestre:
• Jesus conhecia a matéria que ensinava;
Mormente Jesus utilizava-se de passagens da Bíblia em seus ensinamentos demonstrando seu pleno conhecimento das sagradas Escrituras.
Ex Lc 24.27
• Jesus conhecia seus alunos;
Os ensinos objetivos e ilustrativos de Jesus, demonstram que Ele conhecia muito bem seus discípulos (alunos, seguidores).
Ex Mt 13; Lc 15.8-10; Jo 21
• Jesus reconhecia o que havia de bom em seus alunos;
Jesus sabia reconhecer em seus alunos suas qualidades.
Ex Jo 1.47
• Jesus ensinava verdades bíblicas, simples e claro;
Ele tomava as ocorrências comuns da vida, bastante conhecidas de todos e assim ensinava verdades eternas de Deus, de uma forma simples e de fácil compreensão.
Ex Mt 9.16; Mt 11.16
• Jesus variava o método de ensino;
Conforme a ocasião, conforme o tipo de ouvinte, em algumas ocasiões utilizou o método de perguntas e respostas, em outra o método ilustrativo, outra o de discussão, preleção, tarefas, leitura, etc.
Com a mulher Samaritana Jesus utilizou o método de perguntas;
Com os discípulos a caminho do Jardim das Oliveiras, usou o método da preleção;
• Jesus ensinava através do seu exemplo;
Com sua vida de obediência.
Jo 13.15; Atos 1.1; I Pe 2.21;
• Jesus sabia o que ia fazer;
O professor deve conhecer o assunto e saber exatamente o que ira fazer diante da classe
Jo 6.6;
• Jesus ensinava com graça;
A graça divina na vida do professor torna sua aula eficaz e de efeito duradouro, para glória de Deus.
Ex Lc 4.22;
• Jesus ensinava com autoridade e poder divinos;
Com uMa vida de oração e comunhão com o Senhor é que o professor obtém autoridade e poder divinos renovados em sua vida, para ensinar na casa de Deus
Lc 4.22;
Conclusão
O professor precisa:
Conhecer a matéria
Conhecer seus alunos
Encontrar qualidades em seus alunos
Ensinar de modo simples e claro
Variar os métodos de ensino
Viver o que ensina
Saber o que vai fazer (preparo antes da aula)
Ser portador da graça de Deus
Possuir autoridade de Deus
Formar novos professores
E depois de tudo isto, reconhecer que a glória e a honra pertencem a Deus que o vocacionou e o preparou para uma tão sublime tarefa...
A NOBRE TAREFA DE ENSINAR!
Fontes de consultas
Bíblia Sagrada – ARC (Bíblia de Estudo Pessoal)
Dicionário Wine
Pequena Enciclopédia O. S. Boyer
Manual da Escola Bíblica – Pr Antonio Gilberto
Pesquisa Internet – Wikipédia e Google
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