29 de jul. de 2010

A Nobre Arte de Ensinar




A nobre tarefa de ensinar e a vocação do professor

Introdução

Romanos 12:7b “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino;”

Ensinar é despertar, motivar e interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo do aprendizado

Pedagogia é o conjunto sistemático de conhecimentos sobre o processo educativo do individuo. È a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo.

O vocábulo Pedagogia deriva dos vocábulos gregos: paidós, que significa criança e agogé que significa condução.

Ao mesmo tempo em que a Pedagogia é uma ciência, ela apresenta-se como arte, é uma ciência porque obedece a leis e princípios técnicos e experimentais, e é arte porque suas regras são praticas e exeqüíveis na execução do processo educacional.

Leis são princípios imanentes e imutáveis que regem os atos e comportamento de todas as coisas, inclusive o ser humano.

Lei do Ensino são leis da teoria e da prática educacional utilizada pelo professor para suscitar no aluno condições ideais para assimilar o que esta sendo ensinado

Lei do aprendizado são princípios da assimilação e retenção do ensino pelo aluno, essas leis funcionam através dos sentidos físicos do ser humano culminando na mente.

1. Processo de aprendizagem

Aprendizagem é a mudança de conduta do educando, pelo conhecimento adquirido, pela prática e pela experiência resultante do seu aprendizado.

Processo de aprendizagem nos sentidos sensoriais

O órgão de determinado sentido é o receptor dos estímulos vindos de fora.
O nervo desse sentido é o transmissor do estimulo recebido.
O cérebro é o receptador e interprete desse estimulo.

Processo de aprendizagem na mente

Percepção é a identificação de sensações semelhantes, chamados de idéia geral;
Juízo é uma comparação de idéias;
Raciocínio é uma comparação de juízos, chamada de conclusão;

2. Para refletir

Conhecer as leis do ensino e do aprendizado permitira ao professor conduzir o aluno através do desconhecido.

Ensinar não é simplesmente transmitir conhecimento, é despertar e orientar a mente do aluno promovendo a aprendizagem por parte do mesmo.

O professor deve trabalhar com a mente do aluno dirigindo-o no processo do aprendizado (Jesus utilizou-se deste recurso com Nicodemos e com a Samaritana).

Aprender, é o aluno pensar e agir por si próprio sob orientação inicial.


3. Conceitos básicos da educação no âmbito secular e religioso

Secular

Toda criança normal é:
Fisicamente imatura – precisa crescer
Mentalmente ignorante – precisa aprender

Religioso

Todo novo crente é:

Espiritualmente imaturo – precisa crescer (2Pe 3.18)
Espiritualmente ignorante – precisa aprender (Mt 11.29)

4. Quando o aluno aprende?

Quando motivado, estimulado psicologicamente.
Quando gosta.
Quando necessita.
Quando vê fazer
Quando faz
Quando ha métodos certos de ensino
Quando investiga e pesquisa
Quando esta interessado
Quando crê, confia
Quando ora
Quando recebe atenção pessoal

5. A aprendizagem e os sentidos físicos

Visão – os olhos
Audição – os ouvidos
Olfato – o nariz
Paladar – a língua
Tato – todo o corpo
Cinestesia – sentido muscular

6. Como o ensino chega à mente?

Pelos sentidos físicos
Pela inspiração divina
Pela revelação divina

7. O papel e o valor dos sentidos no ensino

Aprende-se 20% do que se ouve (audição)
Aprende-se 30% do que se vê (visão)
Aprende-se 70% do que se examina (tato)
Aprende-se 90% do que se faz (visão, audição, olfato, tato e cinestesia)
Aprende-se 90% do que se fala (ao falar relembro o que aprendi)

“O que ouço, esqueço; o que vejo, lembro; e o que faço, aprendo”. (provérbio chinês)

O professor

O professor é aquele que:

• Ensina (mostra, explica, guia, comunica);
• Ajuda a aprender;
• Molda vidas;
• Motiva mudanças de uma conduta anterior;

Professor é aquele que sabe professar o que conhece, aquele que tem vocação para ensinar;

"vocação" - Vocare, no latim, é chamar.

Professor é aquele que se sente chamado a dialogar com os alunos.

Aluno, por sua vez, procede de outro verbo latino, Alere, referente à alimentação. Aluno se alimenta das palavras do professor, de sua capacidade para transformar conhecimento próprio em descobrimento do outro.

O professor espiritual

O professor espiritual, é aquele que foi chamado e capacitado por Deus, para ensinar à sua igreja, é o que completa a obra do evangelista ou pregador, é o que auxilia o pastor no ensino doutrinário, fundamentalmente atua junto a Escola Bíblica Dominical.

Seguindo o exemplo do maior dos professores

Jesus demonstrou, enquanto entre nós, ser o mais preparado professor, por isto consideramos como nosso Mestre Maior, e aqueles que tem uma chamada para esta tão grandiosa obra devem observar e aprender com o Mestre dos Mestres, nosso Senhor Jesus Cristo;

Exemplos de Jesus, o Mestre:

• Jesus conhecia a matéria que ensinava;

Mormente Jesus utilizava-se de passagens da Bíblia em seus ensinamentos demonstrando seu pleno conhecimento das sagradas Escrituras.

Ex Lc 24.27

• Jesus conhecia seus alunos;

Os ensinos objetivos e ilustrativos de Jesus, demonstram que Ele conhecia muito bem seus discípulos (alunos, seguidores).

Ex Mt 13; Lc 15.8-10; Jo 21

• Jesus reconhecia o que havia de bom em seus alunos;

Jesus sabia reconhecer em seus alunos suas qualidades.

Ex Jo 1.47

• Jesus ensinava verdades bíblicas, simples e claro;

Ele tomava as ocorrências comuns da vida, bastante conhecidas de todos e assim ensinava verdades eternas de Deus, de uma forma simples e de fácil compreensão.

Ex Mt 9.16; Mt 11.16

• Jesus variava o método de ensino;

Conforme a ocasião, conforme o tipo de ouvinte, em algumas ocasiões utilizou o método de perguntas e respostas, em outra o método ilustrativo, outra o de discussão, preleção, tarefas, leitura, etc.

Com a mulher Samaritana Jesus utilizou o método de perguntas;

Com os discípulos a caminho do Jardim das Oliveiras, usou o método da preleção;

• Jesus ensinava através do seu exemplo;

Com sua vida de obediência.
Jo 13.15; Atos 1.1; I Pe 2.21;

• Jesus sabia o que ia fazer;

O professor deve conhecer o assunto e saber exatamente o que ira fazer diante da classe
Jo 6.6;

• Jesus ensinava com graça;

A graça divina na vida do professor torna sua aula eficaz e de efeito duradouro, para glória de Deus.
Ex Lc 4.22;

• Jesus ensinava com autoridade e poder divinos;

Com uMa vida de oração e comunhão com o Senhor é que o professor obtém autoridade e poder divinos renovados em sua vida, para ensinar na casa de Deus
Lc 4.22;



Conclusão

O professor precisa:

 Conhecer a matéria

 Conhecer seus alunos

 Encontrar qualidades em seus alunos

 Ensinar de modo simples e claro

 Variar os métodos de ensino

 Viver o que ensina

 Saber o que vai fazer (preparo antes da aula)

 Ser portador da graça de Deus

 Possuir autoridade de Deus

 Formar novos professores

E depois de tudo isto, reconhecer que a glória e a honra pertencem a Deus que o vocacionou e o preparou para uma tão sublime tarefa...

A NOBRE TAREFA DE ENSINAR!

Fontes de consultas
Bíblia Sagrada – ARC (Bíblia de Estudo Pessoal)
Dicionário Wine
Pequena Enciclopédia O. S. Boyer
Manual da Escola Bíblica – Pr Antonio Gilberto
Pesquisa Internet – Wikipédia e Google

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